1987: o marco zero do futebol brasileiro

O Clube dos 13 nasceu da união dos chamados grandes clubes do Brasil, os mais populares do país, e decidiram eles mesmos organizarem o Campeonato Brasileiro de 1987. O Campeonato Brasileiro de 1986 teve 48 clubes, o mais bagunçado, clubes perdendo pontos por jogadores irregulares, uma chuva de W.O.s, além do campeonato terminando no começo do ano seguinte como consequência dessa bagunça em um período que o Campeonato Brasileiro chegou ao inacreditável número de 94 clubes, em 1979.

A CBF aceitou chancelar a Copa União, já que estava sem um centavo para organizar o Campeonato Brasileiro. Inclusive, a própria CBF já tinha programado enxugar o campeonato definido 28 clubes na divisão principal. A ideia que deu origem à Copa União foi excelente, só a nata do futebol nacional. Para completar os 16 participantes, foram convidados Coritiba, Santa Cruz e Goiás.

A Copa União começou e o seu início foi um grande sucesso. A CBF não gostou e colocou que a Copa União seria Módulo Verde e teria também o Módulo Amarelo, organizado pela entidade. Ficou acordado entre os membros do Clube dos 13 e CBF um quadrangular para saber o campeão brasileiro da temporada de 1987 e os representantes brasileiros na Libertadores 1988. Eurico Miranda, na época diretor de futebol do Vasco da Gama, foi o representante dos clubes para negociar com a CBF e aceitou assinar o regulamento com o quadrangular sem o conhecimento dos demais clubes, segundo diz a lenda.

No campo, a bola continuou rolando e a Copa União foi sucesso absoluto de público – até hoje é a segunda melhor média de público na história do campeonato Brasileiro, só perde para 1983. O marketing esportivo começava a engatinhar. A extinta Várig era a responsável pelos deslocamentos dos times; Coca-Cola era a patrocinadora oficial estampando a marca em quase todas as camisas dos 16 clubes, só Flamengo, Palmeiras e Corinthians já tinham compromissos e não assinaram com a marca de refrigerante. E a TV Globo foi a emissora oficial, com a permissão de passar as partidas para as cidades onde os jogos eram realizados (um sorteio era feito para decidir qual jogo seria mostrado para todo Brasil). Além de grandes craques em um período de entressafra do futebol brasileiro depois das eliminações nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Muita emoção para torcida do Flamengo naquele campeonato. A classificação rubro-negra para a fase final de 1987 só foi possível porque o Atlético-MG terminou em primeiro do grupo nos dois turnos e justamente Atlético x Flamengo fizeram uma das semifinais. No Maracanã, Flamengo 1 x 0 Atlético. No Mineirão, um jogo épico. Renato Gaúcho tomou o protagonismo de Zico naquele jogo e fez um golaço calando a torcida mineira e “acertando as contas” com Telê Santana, técnico do Atlético, que tinha deixado Renato de fora da Copa do Mundo de 1986. Na outra semifinal, o Internacional eliminou o Cruzeiro. Na Final, Flamengo x Internacional, com empate no Beira-Rio (1-1) e vitória rubro-negra no Maracanã por 1 a 0, gol do jovem Bebeto. Zico comandou um time de jovens revelações no campo e no banco de reservas, o técnico Carlinhos, uma espécie de “bombeiro” do Flamengo.

O Clube dos 13 e a Copa União eram boas ideias, mas os organizadores erraram feio no modelo de escolha para completar os clubes participantes. Deixaram de fora o Guarani (vice de 1986) e o América-RJ (terceiro colocado de 1986). Aliás, foi naquela confusão que começou a queda do América no futebol nacional. Eu considero o Sport como campeão brasileiro de 1987, e o Guarani o vice, porque as suas torcidas não têm culpa da bagunça que era o futebol brasileiro. A justiça decidiu a favor do Sport em 1994 e o STJ ratificou a decisão em 2014. Decisão da justiça não se discute, se cumpre.

Mas cada um pode ter sua opinião e achar que o Flamengo é o único campão brasileiro de 1987, ou considerar Flamengo e o Sport campeões, como queria a CBF em 2010 na unificação dos títulos nacionais.

Apesar de toda confusão, o ano de 1987 foi o marco zero do futebol brasileiro. Ali começou uma nova era. Rebaixamentos e acessos para o ano seguinte passaram a valer nos regulamentos dos campeonatos posteriores, também aconteceu a diminuição no número de clubes no Campeonato Brasileiro (nunca mais houve campeonato com 94 ou mais de 40 clubes – exceção para a Copa João Havelange de 2000) e o marketing esportivo no futebol brasileiro nasceu na Copa União. Foi o primeiro passo para um futebol organizado e mais profissional, o segundo passo foi a adoção do sistema de turno/returno e pontos corridos em 2003.

Mas ainda falta muito. O futebol brasileiro ainda sofre com um calendário péssimo e más administrações nos clubes.

O Sport é o campeão brasileiro de 1987, de fato e de direito. O Flamengo é o campeão da Copa União, um torneio que deu inicio a uma racionalização ao futebol brasileiro.

sport_1987

zico-zinho-copa-uniao

Participe!