Flamengo continua sendo “o mais querido do Brasil”

LancePress

LancePress

O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa sobre torcidas no Brasil realizada de 3 a 5 de junho de 2014. Diferentemente da pesquisa anterior, que apontava empate entre Flamengo e Corinthians, o que gerou polêmica, o rubro-negro voltou à liderança isolada saltando de 16% para 18%. Já o Corinthians oscilou dois pontos para baixo, ficando com 14%. O São Paulo caiu de 9% para 8% permanecendo como a terceira maior torcida do Brasil. O Palmeiras oscilou de 7% para 6% mantendo o quarto lugar. Por sua vez, o Vasco manteve os 5% da última pesquisa realizada permanecendo em quinto lugar.

Grêmio, 4%, em sexto lugar, Cruzeiro, Santos e Internacional, 3%, empatados em sétimo lugar, Atlético-MG, Botafogo e Fluminense, 2%, empatados em oitavo lugar. Os rivais da Bahia, Bahia e Vitória, somaram 1% em nível nacional. Outros clubes somaram 6%. Os que não torcem por nenhum time de futebol somaram 23%.

Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo

O último número gerou controvérsia por parte dos torcedores que questionaram nas redes sociais se quase um quarto da população brasileira realmente não torce por nenhum clube.

Apesar de a pesquisa ser científica e o Datafolha ser um instituto seríssimo, é difícil saber se esses números refletem de fato o retrato das torcidas de times de futebol no país. Algumas pessoas sugerem que, para terminar com essa polêmica, a pesquisa seja feita dentro do censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Outros vão além e sugerem fazer junto com as eleições. Só que isso elevaria o custo tanto na pesquisa do IBGE quanto para a eleição e pesquisa para aferir quem tem mais torcida não é assunto relevante para o País. É relevante para quem gosta de futebol, claro, mas não para definir prioridades em serviços públicos. Outra polêmica levantada, essa por Vinicius Paiva, foi o porquê do Datafolha demorar tanto para divulgar essa pesquisa. Em seu blog, sugeriu que o Datafolha, que pertence ao Grupo Folha e que tem também o Jornal Folha de São Paulo, postergou a divulgação da pesquisa devido ao crescimento da torcida do Flamengo.

Com todo respeito ao Vinicius, isso me pareceu mais bairrismo por parte do blogueiro, apesar de ser estranho o instituto divulgar os números dois meses depois da coleta de dados. Além disso, não dá para esquecer de que a pesquisa foi feita em junho, véspera de Copa do Mundo. Um mês onde as atenções estavam voltadas quase que exclusivamente para o torneio realizado no Brasil. Algo que reforça ainda mais que não foi por bairrismo (ou interesse) do jornal.

Os números são importantes e poderiam ser ainda mais se o critério que define os valores dos direitos de transmissão dos campeonatos no Brasil fosse igual ao da Premier League (Inglaterra) e da Bundesliga (Alemanha), por exemplo. Levando em conta o tamanho das torcidas e a audiência dos jogos de cada clube, mas, para não ficar muito desigual a distribuição entre os clubes, o desempenho no campeonato.

Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: